sábado, 2 de abril de 2011

A etiqueta nos convites

 
Convites e agradecimentos em várias situações

Convidar e agradecer convites, como tudo o resto na vida também se torna numa arte de saber conviver com os nossos semblantes em harmonia. Endereçar um convite corretamente, ou enviá-lo com a antecedência correta não são só regras sem fundamento, são regras que ajudam quem é convidado a preparar-se para o evento. Ninguém consegue adivinhar onde é que vai decorrer o evento para o qual foi convidado se não for informado do mesmo. Tal como por exemplo: um convidado de gala nunca deverá receber um convite em cima da hora, pois não terá tempo de preparar a indumentária apropriada para o momento.

Convidar o patrão que já não o é
Convidou o seu patrão para o seu casamento. Acontece que entretanto mudou de local de trabalho, tendo ele respondido que iria comparecer ao seu casamento. Muitas vezes as amizades entre colegas de trabalho, ou mesmo patrões, sobrevivem a esta situação complicada, outras vezes nem por isso. Independentemente de ter mantido uma relação de amizade com essa pessoa ou não, essa pessoa já lhe tinha respondido que estaria presente no seu casamento, por isso deve de contar com a sua presença; tentar desfazer o convite não é a melhor ideia. O melhor que tem a fazer é deixar o assunto, e esperar que ele vá ao casamento. Caso ele faça um contato  dizendo que não pretende comparecer, compreenda e aceite graciosamente.

Pedir aos convidados que enderecem as suas notas de agradecimento
Depois de se receber um presente de casamento, os noivos deverão enviar uma nota de agradecimento escrita à mão para cada convidado, agradecendo o presente recebido. Poderá pensar dar o envelope aos seus convidados para eles o auto-endereçarem, facilitando o trabalho aos noivos… Mas ainda que pareça uma boa ideia não o façam! É de muito má educação pedir a um convidado para endereçar o seu envelope de agradecimento. A razão? O convidado poderá sentir-se excluído, pensando que a nota de agradecimento que deve de ser um ato de gratidão, é um ato mecânico, inconveniente para os noivos. Certamente não desejará que o convidado se sinta desta maneira. Poderá pedir-lhe o seu endereço, mas escreva-o num caderno, ou noutro lugar que não seja diretamente um envelope.

Receber notas de agradecimento trocadas

Se recebeu uma nota de agradecimento referente a um casamento, e a um presente diferente do que realmente ofereceu, antes de ligar aos noivos a alertá-los para o engano, pense se comprou um presente que não foi entregue por si. Se assim foi, deve dirigir-se ao local e verificar se não existiu qualquer engano por parte da loja. Se realmente verificar que é um caso de confusão por parte dos noivos, deve de faze-los saber do engano. Eles certamente ficarão gratos pela sua atenção. Deve dizer-lhes algo como:”Obrigada pela vossa simpática nota, mas penso que devem gostar de saber, que eu ofereci um conjunto de pratos e não de linhos.”

Informação sobre lista de casamento nos convites

Informação sobre a lista de casamento nunca deve de estar incluída nos convites de casamento! A tradição ainda mantém esta prática, e colocar o local da lista de casamento nos convites de casamento é considerado inapropriado e de muito mau gosto. E isto porquê? Esta atitude dá mais ênfase aos presentes de casamento e diminui a função do convite que implica que se requer a presença do convidado, num momento tão importante. As listas de casamento são ótimas para facilitarem a oferta de presentes aos noivos. Mas faça passar a palavra da maneira mais tradicional, de boca-em-boca, e não envie e-mails a informar da lista de casamento, mesmo que esteja registado numa lista de casamento on-line.

Endereçar os convites formais
Se pretende enviar um convite formal, referente ao seu casamento, para amigos que tenham um título como por exemplo a um médico amigo e sua esposa, e sabe que esse amigo prefere usar o seu título socialmente o convite deve de ser dirigido “Sr.ª Joana Pessanha e Dr. João Pessanha”.

Ignorar os convites

A arte do RSVP (abreviação do francês, répondez s'il vous plaît), ou RSFF (abreviação do português, responda se faz favor), nunca deveria cair em desuso. Esta abreviatura requer uma resposta ao convite quer ela seja afirmativa, ou não. Quantas vezes acontece convidar alguém formal ou informalmente para algo, e essa pessoa não lhe dá qualquer tipo de satisfação? Quando alguém nos faz um convite, deve-se sempre responder ao mesmo. Quando o convite é feito formalmente, por escrito, também deve ser respondido por escrito. Quando o convite é menos formal, pode-se responder na mesma formalmente, mas deve-se ponderar sempre a maneira adequada de o fazer. Pegar no telefone muitas vezes é a coisa mais correta a fazer. Não se esqueça de ser sempre cortês e responder aos convites. Não tem de se responder sempre que sim, pode sempre dizer algo como “Fiquei encantado com o convite, mas infelizmente por motivos pessoais não vou poder estar presente”

Enviar um convite com que antecedência?

Existe uma antecedência relevante para se enviar um convite, tudo depende da formalidade do evento. Um convite formal deve ser enviado 4 semanas antes do evento, um convite para um casamento deverá ser enviado 2 meses antes da data. Quanto menos formal for o evento menos tempo é requerido para enviar o convite.

 

fonte:etiquetaeboasmaneiras.blogspot.com

5 comentários:

  1. Mariah gostei muito de sua postagem. Há muitos anos que busco e adoro encontrar blogs e sites com dicas de boas maneiras (etiqueta) e achei demais suas informações. Muito elegantes de sua parte!!!

    Desejo muito sucesso ao seu blog e a você!

    Saudações cordiais!

    http://neowellblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Boa dica sobre os convites, só no começo do texto que você escreveu que mandar os convites corretamente e com a antecedencia correta seriam regras "sem" funndamento?.....pelo que entendi seriam com fundamento....mas não to aqui pra discutir o texto, e sim elogiar seu blog que é muito bem montado, e a postagem bem bacana.... parabéns.

    www.bigodaostudio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Cara, odeio essa coisa de lista de casamento na loja A, B ou C.... ahahaha. Adorei o blog, já estou te seguindo. Passa lá no meu e me siga tb.
    Bjs.

    http://aletraj.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi... td bem??
    Tem uns selos lá no blog
    Passa lá... vê se pode gostar de algum
    Click em www.selopentagono.blogspot.com
    .
    é um espaço pra divulgar blogs tb
    .
    Espero que possamos ajudar a aumentar o numero de visitas do seu blog
    .
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. que legal, ainda não tinha encontrado esse tipo de postagem ,nem nos damos conta como etiqueta é tão importante e que odemos pagar grande micos ...
    ja estou lhe seguindo
    siga o meu :
    http://fleonandthecity.blogspot.com/

    ResponderExcluir