quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O que é Otoplastia?

 

É a cirurgia plástica na orelha.

A orelha, conquanto fique menos à mostra que outros elementos do rosto, tem também sua importância estética, o que é de fácil comprovação quando ela foge aos ditames da normalidade, em especial, a conhecida “orelha de abano”, que costuma trazer constrangimentos ao seu portador, em razão dos comentários ou dos olhares alheios. A idade ideal para a correção desse tipo de anomalia é aquela denominada “pré-escolar”, ou seja, dos 5 aos 7 anos e, tal indicação, se deve à várias razões: primeiro, porque a orelha já está totalmente formada, atingindo quase o tamanho daquela de um adulto; segundo, porque evita que, na escola, a criança venha a sofrer problemas de ordem psicológica, em função de comentários ou zombarias por parte dos colegas. Todavia, nada impede que tal correção se faça em outras fases da vida.

Tipo de anestesia

Em crianças, anestesia geral. Em adultos, local com sedação assistida, ou outra, a critério do(a) cirurgião(ã).

Tempo de duração

Quando bilateral, em média 60 minutos. Sendo unilateral 30 minutos.

Período de internação

Com anestesia geral, 24 horas. Com local, 3 a 6 horas.

Evolução pós-operatória

É variável, de pessoa para pessoa, no entanto, após 12 semanas, já se pode fazer uma avaliação definitiva. Lembrar sempre que um lado do corpo nunca é igual ao outro, assim, uma pequena assimetria é possível de ser observada mesmo após a cirurgia, o que também ocorre com as pessoas que têm orelhas normais, já que não existe simetria absoluta na natureza.

 Cicatrizes

A cicatriz desse tipo de cirurgia é imperceptível, em razão de localizar-se atrás da orelha, no sulco formado por esta e o crânio. Sendo uma região de pele muito fina, a tendência da cicatriz é ficar quase inaparente.

Curativos

A proteção da cicatriz é feita com pequenos curativos e a orelha é protegida, nos primeiros dias, com uma espécie de touca (principalmente em crianças), o que previne traumatismos locais. Quando necessário, a orelha é envolvida com uma fina película gessada, que é mantida pelo período de 2 semanas.

 

fonte: clinicagrafguimaraes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário