quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Tragédia na região serrana: sua ajuda é muito importante!

 

Como já é do conhecimento de todos, a região serrana do Estado do Rio de Janeiro está passando por uma situação absolutamente dolorosa. Devido as fortes e constantes chuvas que atingiu a região, muitas cidades dentre elas grandes centros turísticos como Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis foram parcialmente ou totalmente destruídas.

Até o momento a Defesa Civil do Estado já totalizou 400 mortes em toda a região. As águas desceram morro a baixo trazendo lama, muitas árvores e formando grandes trombas de águas que arrasaram casas, ruas, pontes e tudo o que tinha pela frente. O cenário é de total devastação. As paisagens foram comparadas com cenários de devastação causados por tsunamis e terremotos de grandes dimensões.

Contudo, há sempre alguma coisa que podemos fazer pala, ao menos, tentar aliviar um pouco da dor que essas pessoas estão passando. Neste momento tudo é absolutamente imprescindível, desde água até produtos de limpeza. E há coisas que são essenciais, tais como: sangue, colchonetes e comida.

Se você desejar doar sangue, por favor procure o centro de coleta do Hemorio mais próximo, as doações de sangue podem ser feitas das 8 da manhã até às 18 horas. Gente por favor ajudem. Faça o que você gostaria que fizessem por você caso enfrentasse um problema semelhante.

Existe diversas outras formas de você colaborar, há muitos grupos de coleta de doações que você pode entrar em contato e ajudar.  alguns dos itens que seria útil são: água mineral, alimentos não perecíveis, roupas de cama, roupas e colchonetes. O grupo girassol é um dos centros que recolhem esses produtos para transporta-los até a região, o contato é grupogirassol@yahoo.com.br, a defesa civil também está recebendo as doações. Você também pode colaborar com dinheiro para ajudar na reconstrução das cidades e dos desabrigados. O clube do Flamengo também está recebendo donativos em sua sede na Gávea. O Vasco da Gama em seu jogo amistoso contra o Serro Portenho no próximo sábado, 15/01, no Estádio São Januário, receberá doações de material de higiene, alimentos, água dentre outras coisas.

O Banco do Brasil abriu uma conta para ajudar, você pode fazer o depósito na conta corrente: 110000-9 agência 0741-2. A rede Bandeirantes de Televisão também está recebendo doações rua  Álvaro Ramos, nº 350 em Botafogo. O trabalho voluntário também é essencial. Se você está próximo a essa região, ou não, e pode se disponibilizar para ajudar alimentar, dar banho e identificar familiares por favor procure os centros de abrigos desses lugares, em Teresópolis as pessoas estão abrigadas no Ginásio Municipal “Pedrão” ao lado da Rodoviária.

Gente, toda e qualquer ajuda será muito útil. Solidariedade é tudo!

Por Mariah Rafaela Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário